Lula visita Águas Claras

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lula visita Aparecida e promete apoiar ainda mais Maguito


Em meio a uma multidão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visitou nesta quinta-feira, 14, o Condomínio Residencial Águas Claras, no setor Belo Horizonte, em Aparecida de Goiânia, e conheceu um dos apartamentos. O do casal de balconistas Genaína Rodrigues de Souza ...e Michel Sulivan.

Acompanhado pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB), Lula, agora cidadão aparecidense, título que recebeu das mãos do presidente da Câmara João Antônio Borges e do próprio prefeito, ficou impressionado com a qualidade do condomínio, que foi o primeiro empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida a ser inaugurado na região Centro-oeste.

“Você (Maguito) poderia mandar filmar esse conjunto e eu me comprometeria a entregar para a presidenta Dilma, para que ela veja que é possível, com o mesmo recurso, construir moradias de qualidade em todo o país como você fez aqui em Aparecida”, avisou o ex-presidente Lula, que antes da visita ao residencial percorreu com Maguito pontos estratégicos de Aparecida, como o Pólo Industrial, as principais ruas de Aparecida e a Vila Maria, onde conheceu algumas das demandas de infraestrutura comuns a muitos bairros do município. O ex-presidente ficou impressionado com o tamanho da cidade e com suas indústrias, e prometeu intervir em favor do município em Brasília, junto à sua sucessora, Dilma Roussef.

Já durante a visita ao condomínio Águas Claras, Maguito enumerou serviços e obras implementados em Aparecida de Goiânia durante o governo de Lula, em parceria com a administração do peemedebista, como o programa Minha Casa, Minha Vida; o Instituto Federal de Goiás (IFG), em fase final de construção; recursos do PAC para obras de Infraestrutura; a liberação de unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma delas também em fase de acabamento, no Residencial Brasicon; entre outros benefícios.

“Lula foi o presidente que mais colocou recursos no município de Aparecida de Goiânia”, enfatizou Maguito Vilela. Em seguida, o prefeito anunciou a alteração do nome do condomínio, decidida em consenso com os moradores. “A partir de hoje, este lugar se chamará Residencial Águas Claras – Presidente Lula”, informou.

Lisongeado, Lula agradeceu a homenagem e brincou. “Acho que para dar nome tem que esperar a pessoa morrer primeiro, mas não vou brigar porque foi uma escolha de vocês”, brincou Lula. Em seguida, comentou o governo de Dilma, sua sucessora e primeira mulher a governar o país.

“A presidenta vai fazer mais e muito melhor porque aprendemos muito em oito anos. Um país que neste ano teve anúncio de mais 3 milhões de casas como essas (populares), que tem a Copa, as Olimpíadas, a Amazônia, esse povo extraordinário, não tem como parar, será uma grande potência”, enumerou o ex-presidente, que revelou ainda a reação que seu governo ainda provoca no exterior.

“Já visitei 23 países e as pessoas querem saber o que fizemos para elevar 39 milhões de pessoas à classe média, chegar a 3 milhões de casas recebendo o Luz para todos. Eu respondo que teve trabalho, competência. O resultado é o que estamos colhendo e é extraordinário”, completou.

Encerrando seu discurso, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou as qualidades de Aparecida de Goiânia e a força do governo Maguito. “Acho Aparecida uma cidade extraordinário e com um prefeito da sua qualidade está ‘condenada’ a ser uma das melhores de Goiás e do país”, elogiou ele, que já esteve outras duas vezes em Aparecida.

A primeira em 1992, durante campanha eleitoral, e a segunda em 2005, quando inaugurou o Centro de Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos correios, na Vila Brasília.

O tempo todo cercado por populares e diversas personalidades políticas, Lula atendeu a todos, tirou fotos e recebeu diversas homenagens, além do título de cidadão aparecidense. Das mãos da secretária extraordinária de Habitação,Limênia Alves, Lula recebeu uma placa de honra ao mérito oferecida pelos moradores do Residencial Águas Claras – Presidente Lula.

O prefeito Maguito Vilela entregou uma camisa do Aparecida, time sub-14 do município, e um quadro retratando a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, matriz da cidade e símbolo de sua formação. Já a atleta paraolímpica de tênis de mesa, Jane Karla, presenteou o ex-presidente com uma raquete, uma bola, uma fotografia de uma de suas competições e a medalha de ouro que recebeu durante o último Circuito Mundial do Brasil Open.

Jane contou à Lula que a medalha foi conquistada enquanto enfrentava um câncer de mama. A atleta, que já está classificada para o Parapan de novembro, no México, figura em 6º lugar no ranking nacional e explicou a iniciativa de entregar a medalha ao ex-presidente. “Assim como eu, ele também foi um exemplo de superação. Enfrentou dificuldades e mesmo assim acumula grandes realizações. Além disso, é o responsável pelo Bolsa Atleta, recurso que me ajuda nessas conquistas, já que é muito difícil conseguir patrocínio”, confessou Jane Karla.

A visita de Lula à Aparecid de Goiânia foi acompanhada pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; pela primeira-dama e secretária de Ação Social, Carmem Sílvia; deputados estaduais e federais; vereadores e secretários de Aparecida; lideranças locais e população.

Residencial Águas Claras – Presidente Lula, beneficiou 336 famílias

Entregue à população no dia 22 de setembro de 2010, com a presença do então ministro das Cidades Márcio Fortes. O condomínio Águas Claras possui 336 apartamentos, todos já habitados, de 52 metros quadrados cada. Os apartamentos são os maiores entre os construídos pelo programa em todo o Brasil, que possuem no máximo 42 metros quadrados. O complexo residencial possui 21 blocos com 16 apartamentos cada e uma ampla área de convivência composta por uma praça, playground, quadra de esportes e um salão social para eventos dos moradores.

O condomínio, resultado da parceria entre governo federal e município, que doou o terreno para a edificação dos prédios, beneficiou famílias de zero a três salários mínimos, que pagarão 120 prestações no valor de 10% da renda familiar. É o caso da família de Michel Sulivan e Genaína Rodrigues de Souza, que recebeu o ex-presidente em seu apartamento.

Pais de Claudinei Rodrigues, de 7 anos, e Maycon Sulivan Linhares Rodrigues, de 3 anos, os dois trabalham como balconistas e juntos ganham pouco mais de R$ 1,2 mil. O casal se inscreveu no programa Minha Casa, Minha Vida, pela Secretaria de Habitação, assim que foi lançado e a mudança, para o apartamento 104, do Bloco A, ocorreu no dia 19 de dezembro do ano passado.

“Não temos o que reclamar. Não temos problemas no nosso bloco, a vizinhança é tranquila e a parcela é bastante razoável, tranquila para pagarmos”, revelou o casal, que paga prestações de R$ 123,00 por mês. No apartamento simples, porém bem decorado, a família pretende passar os próximos anos e criar os filhos com tranquilidade. “O espaço de lazer é bom, é seguro, aos poucos conhecemos as pessoas e fazemos amigos. É muito bom”, completaram.

Fonte: Secom de AparecidaVer mais


0 comments

Postar um comentário